Contabilidade Gerencial: como se aliar a ela?

Compartilhe esta publicação:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Contadora Gerencial

A contabilidade gerencial vai além das questões burocráticas, já que detém informações imprescindíveis para uma gestão empresarial eficiente. Ao contrário do que muitos empresários pensam, há muita afinidade entre contabilidade e gestão.

Pois quando decisões precisam ser tomadas, o auxílio de um contador é indispensável, com estratégias fundamentadas em resultados eficazes.

Contabilidade Tradicional x Contabilidade Gerencial

Antigamente a contabilidade era expressa na contabilização de números, mas hoje, tais dados se transformam em apoio para decisões importantes.

Avanço tecnológico

Além disso, o avanço tecnológico é um grande aliado nessa mudança. Processos que demandavam muito tempo, hoje são automatizados, e consequentemente, permitem que os profissionais contábeis tenham tempo para participar das decisões estratégicas das empresas para as quais prestam serviços.

Mas, no novo modelo de trabalho, o contador torna-se um parceiro que ultrapassa os limites da burocracia e ajuda em soluções de gestão, causando um efeito positivo na saúde financeira da empresa, que chama-se contabilidade gerencial.

Novas habilidades na Contabilidade

Por sua vez, a contabilidade gerencial oferece suporte por intermédio de informações e dados econômicos, que ao serem interpretados, apontam oportunidades.

Entretanto, para desempenhar essas atividades estratégicas, o contador deve apresentar novas habilidades, como: domínio tecnológico, gestão de projetos, negociação e relacionamento interpessoal.

A Contabilidade Gerencial na prática

Já sabemos que a gestão e a contabilidade são aliadas. Porém, de que maneira essa parceria acontece? Veja a seguir:

O fornecimento de informações que respaldam decisões importantes já são um serviço da contabilidade antiga: a coleta e registro de dados financeiros, bem como a demonstração do balanço patrimonial e DRE.

Os dados citados anteriormente já desempenham um papel importante no processo de tomada de decisão.

Porém, a grande mudança nesse novo modelo de contabilidade é ligado diretamente à análise, interpretação e tradução dos relatórios, com o intuito de informar a gestão a respeito desses resultados.

De acordo com as informações transmitidas, é possível selecionar os produtos mais lucrativos, corte de custos e projeções de caixa.

Detalhes como esses são pilares de decisões mais assertivas, ajustando erros anteriores e propiciando a prosperidade empresarial.

Auxílio no Controle Financeiro

A contabilidade que todos conhecemos aponta registros referentes a movimentações financeiras, seja de ganhos ou perdas, e cálculos de impostos.

Em contrapartida, um novo ponto de vista diante destes dados trazem uma vantagem ao controle financeiro da empresa em questão.

As oportunidades diante da Contabilidade Gerencial

As oportunidades que podem ser geradas diante dessa parceria, são: maior controle sobre custos e consequentemente, o controle de orçamentos, planejamento das finanças, análise sobre os riscos e principalmente, um negócio mais rentável do que aqueles que não realizam um estudo como esse, com dados tão bem apurados e bem empregados.

Sendo assim, a união entre a contabilidade e gestão agrega maior credibilidade para analisar os dados e também apresentá-los aos responsáveis, tornando propício empregar tais informações em novas estratégias para os negócios.

Além da análise da saúde financeira da empresa, esse controle gerencial também auxilia na identificação de novas oportunidades de mercado, bem como prever possíveis dificuldades, que se previstas a tempo, podem ser neutralizadas e usadas a favor da empresa.

Como acontece a contabilidade gerencial

De acordo com as informações coletadas, é possível orientar o cliente sobre ações que beneficiam a empresa, como: aplicações positivas, alterações legislativas e tributárias.

Dessa forma, é possível orientar o cliente sobre as medidas corretas a se seguir, linhas de crédito e aplicações mais atrativas, alterações dos regimes tributários, entre outros.

Mas, para que a capacidade do contador seja empregada de maneira efetiva, é preciso contar com o auxílio tecnológico, afim de otimizar o tempo e as operações, tornando-as mais automatizadas.

Portanto, a integração entre as áreas contábil e gerencial conecta facilmente dados e movimentações financeiras.
Consecutivamente, gerando mais segurança a respeito de toda e qualquer decisão.

Grupo R&NV
Assessoria e Consultoria Contábil