A princípio, lucro e valor são dois termos confundíveis entre si, no entanto, há um abismo de diferença na comparação de ambos. Você sabe qual é?
Lucro e Valor
O lucro está ligado à organização e seus interesses financeiros, e enxerga o consumidor como um agente importantíssimo de compra. A empresa identifica o público, oferta algo que ele precisa e assim, a venda é uma resposta merecida.
Entretanto, o valor relacionado com o posicionamento da marca no mercado, é a experiência do consumidor com o produto ou serviço e o que ele agrega além da finalidade para qual foi criado.
Um exemplo Clássico
Uma grande referência é a Coca-Cola, uma bebida, feita para consumo de acordo com o paladar do público, assim como todas as suas concorrentes.
Mas, perceba como o valor é declarado aos quatro ventos: Felicidade, Família, Comunhão. E em qual almoço de domingo ela não está presente na mesa? É líder de mercado, inalcançável pela concorrência tanto em âmbitos econômicos quanto em conceito de marca.
Faça sua escolha
Quando a empresa centraliza seus esforços apenas no lucro financeiro, realmente conquista muitos dos seus objetivos, talvez, em curto prazo. Já a organização que gera valor pode não ter conquistas instantâneas, mas garante fidelidade a longo prazo. É mais importante garantir lucros exorbitantes, mas perder clientes ou conquistar o lucro a passos largos e garantir consumidores fieis?
O que há por traz do Público
Sendo assim, vale ressaltar que a virtude da marca não é apenas o impacto externo que ela causa. Mas também, o comportamento interno da empresa. Aliás, o que há por dentro é transmitido ou transparecido, para o lado de fora.
Então, é de extrema importância que o valor seja vivido da mesma forma pelos colaboradores em seu ambiente de trabalho, para que ele se concretize perante os consumidores da marca em questão.
Portanto, produtos líderes de vendas são esquecidos rapidamente, porque com uma boa estratégia qualquer um pode vendê-los. Mas produtos geradores de valor, ficam para sempre, pois não estão ligados apenas ao uso, mas à experiência de vida e aos momentos nos quais eles estão inseridos.
Então, a sua empresa gera lucro e valor?