Como abrir uma empresa de serviços corretamente?

Compartilhe esta publicação:
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

Hoje em dia sabemos que ser uma empresa regularizada e em conformidade com a lei faz toda a diferença, não é mesmo? Evita problemas futuros e agrega autoridade perante o mercado. Mas, como abrir uma empresa de serviços corretamente?

Primeiros passos

Primeiro, é preciso definir a atividade da empresa, saiba como definir o CNAE aqui. Verifique também, o regime tributário para a sua organização.

Também é importante que defina o o porte da empresa, que se refere muito resumidamente, a quantas pessoas farão parte do corpo de funcionários.

Entretanto, o próximo passo demanda a experiência de um contador, para que empecilhos futuros não prejudiquem o seu negócio.  Com a ajuda do profissional, separe os documentos e registre a empresa.

É de suma importância verificar como esse processo acontece em cada localidade, pois as demandas variam de um munícipio para outro. Sendo assim, as informações a seguir seguem um padrão comum de registro, porém não uma verdade absoluta.

Hora de registrar a sua empresa

Como foi dito no anteriormente, verifique a documentação necessária junto ao seu município. Os documentos a serem entregues dependem de diversos fatores, desde atividade a localização, por exemplo.

Sendo assim, a etapa seguinte refere-se aos dados pessoais do empreendedor, ou em caso de sociedade, dos sócios. Informações como CPF, RG, comprovante de endereço, IPTU da empresa, entre outros dados serão necessários.

O recolhimento dos dados citados vai viabilizar o NIRE, o Número de Identificação do Registro de Empresa, essencial para a criação do novo CNPJ.

Zele pelo bom funcionamento da empresa

O órgão municipal também deverá permitir a emissão de notas fiscais. Veja o que acontece se a sua empresa não emitir notas fiscais. Fique atento!

Se a sua empresa possui empregados, é importante também regularizar seus registros, para que possam ter os seus direitos assegurados pela lei, tanto o empregado quanto o empregador.

Finalmente, acaba aqui toda a papelada necessária e a explicação de como abrir uma empresa de serviços corretamente. Abaixo, daremos algumas dicas para você que deseja destacar-se perante a concorrência.  Agora, veja como tornar-se referência em meio ao mercado extremamente competitivo.

Prestação de serviços e o mercado competitivo

O que fazer?

Não esqueça de escolher uma atividade da qual entenda e possa aprimorar ao longo do tempo. O ideal é que domine o nicho ou tenha interesse em buscar informações para manter-se sempre atualizado. Optar pelo que tem afinidade tende a gerar sucesso, mesmo que a longo prazo.

Contudo, verifique a demanda de serviço da atividade pretendida. Mas, o ideal é que consiga conciliar aquilo que gosta de fazer com o que o público necessita.  Esse passo é essencial para manter a empresa sempre prestando serviço.

No entanto, existem alguns pontos que deverão ser considerados para a constante ampliação empresarial. Denominado de plano de negócios, esse item importantíssimo será um verdadeiro guia durante toda a jornada.

Plano de Negócios na prática

Consumidor

Primeiramente, defina o público-alvo do seu serviço, considerando suas necessidades, desejos e inspirações. Então, de acordo com essa decisão, precifique o seu serviço tomando como base a prestação do serviço, a infraestrutura para realizá-lo e principalmente se o foco é simplesmente a quantidade ou se a qualidade é uma característica mais importante que a larga escala.

Micro e Macroambiente

Por isso, analise os seus pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades. Sendo que os primeiros são as qualidades e os pontos a melhorar, ou seja, características internas da organização. Em contrapartida, os outros correspondem às oportunidades externas que aproveitar e as ameaças às quais deverá combater.

Estude a Concorrência

É importante ficar sempre atento às novidades dos concorrentes. Por meio desse estudo, é possível definir o seu posicionamento, como também identificar as ameaças futuras e as novas tendências de mercado. Cuidado para não se tornar obsoleto!

Estrutura operacional

Entenda qual é o seu melhor fluxo de operação, defina o quadro de funcionários, delegue as funções e o método mais produtivo de trabalho.

Defina um endereço Fiscal

Segundo Flávio Silva, responsável pela área de legalização e empresa do Grupo R&NV, é possível informar um endereço residencial como fiscal. Porém, é preciso informar que a atividade é desenvolvida fora do local.

Cuide bem das suas finanças

É muito importante entender o seu cenário financeiro de maneira estratégica, projetando as despesas e os lucros que estão por vir. Além disso, terceirize o seu setor financeiro contratando um profissional especializado para exercer essa função. Dessa maneira, se atentar ao que realmente sabe fazer e evitar problemas futuros.

Fale com o seu público

Sem dúvidas, o marketing é um serviço essencial para se comunicar com o seu público. É pelas ações desempenhada por este departamento que seu público será atraído. As estratégias variam de acordo com a atividade da empresa e seu público alvo. Sendo assim, enquanto uma pode funcionar melhor com uma estratégia digital, outras necessitam de ações promocionais.

Contrato para prestação de serviços

Contudo, para que ambas as partes estejam alinhadas com seus direitos e deveres, firmar um contrato de prestação de serviço é essencial. Dessa forma, o trabalho ocorrerá em um fluxo saudável e sem surpresas desagradáveis. Mas, as informações contidas neste documento deverão ser personalizadas para cada cliente.

Portanto, você já deve ter percebido como abrir uma empresa de serviços corretamente regularizar a empresa pelas próprias mãos é difícil, certo? Afinal, são muitas as etapas e nenhuma delas podem ser negligenciadas, pois uma ação depende de outra. Conte com uma ajuda especializada e concentre-se em alavancar o seu negócio sem preocupar-se com as questões burocráticas.

Precisa de ajuda?
Fale com o Grupo R&NV!