Como estabelecer metas para um ano de sucesso?

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A criação de metas é um passo essencial para o desenvolvimento de um planejamento estratégico. Assim, fica mais fácil estipular quais são os objetivos pessoais e empresariais daquele ano que se inicia. Além disso, é uma ótima maneira de otimizar tempo e alcançar resultados satisfatórios. 

Qual a importância das metas para uma empresa?

As metas são fundamentais na escolha de qual caminho será tomado a seguir e para monitorar o progresso da empresa ao longo do tempo. Dessa forma, elas são ferramentas importantes para guiar e adaptar as estratégias para atingir melhores resultados. 

Na prática, quando a empresa tem metas bem definidas, é possível perceber quais ações são necessárias para conquistar determinado objetivo. 

Além disso, as metas são importantes para pequenas, médias e grandes empresas. Elas também podem ser de médio, curto e longo prazo e são capazes de aprimorar a gestão e os processos de todas as áreas. Assim, seu negócio irá crescer rumo ao sucesso! 

Como criar suas próprias metas 

Existem diversas metodologias que ajudam as empresas a alcançar suas metas. Uma delas é a SMART, capaz de te auxiliar na definição de objetivos claros para aumentar as chances de alcançar suas metas. 

Para que você conquiste esse resultado, suas metas devem estar de acordo com as seguintes características: 

Específica (Specific)

É essencial que as metas sejam objetivas. Assim, sua meta será específica o suficiente para ser mensurada. Para isso, é preciso identificar o resultado direto que a conquista da meta irá gerar. Exemplo: ao invés de pensar em aumentar o faturamento, pense em ganhar X novos clientes até o fim do mês. 

Mensurável (Measurable)

Uma meta precisa ser fácil de ser mensurada, ou seja, acompanhar seu desempenho deve ser algo simples. Sendo assim, você precisa ter o controle do quanto falta para atingir a meta, se você está além ou abaixo do esperado para aquele período. Exemplo: ao invés de querer aumentar sua frequência de leitura, estipule ler um livro por mês. 

Alcançável (Attainable) 

Outra característica importante das metas é que elas sejam realistas. Você já teve um objetivo que desde o começo você já pensou que era impossível alcançá-lo? Provavelmente você não atingiu aquela meta, não é mesmo?

Isso acontece porque você já iniciou a sua meta desmotivado e sem confiança. Além disso, metas inalcançáveis não permitem que você enxergue além do horizonte, fazendo com que a empresa não evolua. Exemplo: ao invés de querer se tornar uma referência em ações sociais, comece implantando uma ação social dentro da empresa. 

Relevante (Relevant)

Todos os seus pequenos objetivos precisam ser relevantes para conquistar a meta principal. Dessa forma, as metas relevantes irão contribuir positivamente para o resultado final da empresa. Exemplo: Para se tornar um grande administrador de empresas, é preciso estudar e se preparar para isso com antecedência. 

Temporal (Time-based)

Estipular uma data limite para cada meta ajuda a manter o foco e a motivação. Exemplo: realizar campanhas para conquistar mais clientes até o final de julho. 

5 dicas que irão garantir suas metas no final do ano 

Depois de definir quais são as suas metas para o ano que se inicia, é necessário se planejar para cumpri-las e ter tempo de monitorá-las. Confira nossas dicas para bater suas metas de maneira mais simples. 

Tenha um propósito 

Quando agimos com propósito, damos significado para as nossas ações. Metas como “aumentar o faturamento” geralmente nunca tem um fim, pois quando atingimos esse objetivo, já pensamos em outra forma de aumentá-lo. 

Sendo assim, sempre pense nos resultados que a meta irá trazer para você e sua empresa. Caso a resposta seja positiva, será um ótimo ponto para conquistar melhores resultados. 

Conheça sua empresa

Entender como seu negócio funciona é a primeira etapa para estipular metas alcançáveis. Antes de colocar um produto ou serviço no mercado, é preciso entender o contexto onde sua empresa está inserida atualmente. Caso você pule essa etapa, estará correndo risco de perder muitas vendas. 

Para evitar que isso aconteça, comece:

  • Entendo seu público-alvo 
  • Analisando a proposta de valor 
  • Avaliando as vantagens competitivas em relação a concorrência 
  • Definindo fornecedores de qualidade e de confiança 

Nessa etapa, não esqueça de usar seu plano de negócios. Ele é uma ferramenta de extrema importância para novas empresas ou organizações que já estão inseridas no mercado. 

Avalie o que pode ser melhorado 

Outra etapa essencial que precisa ser feita antes de determinar as metas é compreender em quais aspectos sua empresa pode ser melhorada. 

Nessa fase, é indicado fazer uma análise mais profunda tendo como objetivo criar metas mais assertivas, mesmo que você tenha uma noção dos pontos fracos do seu negócio. 

Para isso, você pode utilizar ferramentas como Análise SWOT, que em português tem a sigla FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Como o nome já diz, a ferramenta te auxilia a identificar seus pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças que seu mercado de atuação pode te proporcionar. 

Crie um plano de negócios eficiente 

Já mencionamos ele ao longo do texto, mas você sabe o que é um plano de negócios? É um documento que descreve os objetivos de uma empresa. Nele, é determinado o passo a passo para que cada meta seja cumprida. O plano de negócios também pode ajudar a entender melhor seu mercado de atuação, seu produto e quais são as atitudes mais assertivas frente a um problema. 

Dessa forma, é uma ferramenta que garante que suas metas sejam alcançadas com menores taxas de riscos e incertezas. Sendo assim, é possível aumentar sua competitividade e identificar possíveis erros, a fim de evitar cometê-los. 

Outro ponto importante é que o plano de negócios é essencial para sua estratégia, pois além de ajudar a estipular as metas, também auxilia a traçar o melhor caminho para alcançá-las. Assim, você consegue diminuir esforços em ações que não tem chances de gerar bons resultados. 

Estipule indicadores de monitoramento 

Os indicadores têm a função de indicar em que etapa seus objetivos se encontram. Com eles, é possível identificar se uma campanha atingiu o resultado esperado e criar estratégias mais eficientes visando diminuir o desperdício de recursos. 

Para isso, os indicadores precisam ser: 

  • Mensuráveis 
  • Relevantes estrategicamente 
  • Conter tempo definido 
  • Estar alinhado aos objetivos empresariais