Todo empresário precisa estar atento às normas vigentes do país para não sofrer com entraves fiscais. Afinal, o Brasil é um dos países com mais regras tributárias do mundo.
Nesse texto, vamos dar algumas dicas de como organizar sua documentação fiscal e tributária do melhor jeito possível. Acompanhe!
5 dicas para organizar sua documentação fiscal e tributária?
Tenha um planejamento tributário
A maioria das empresas brasileiras pagam mais impostos do que deveriam justamente por não conhecer a legislação.
Para evitar gastar dinheiro sem necessidade e manter suas obrigações fiscais em dia, invista em um planejamento tributário para sua empresa. Também indicamos que esse processo seja feito por um profissional da área;
Mantenha os documentos organizados
Falando em documentação fiscal e tributária, erros podem acontecer com muita facilidade. Nesse caso, você pode ser cobrado por algo que não deveria ou então por uma conta que já foi paga.
Também é importante destacar que a administração pública tem presunção de veracidade. Isso significa que tudo que ela alega é considerado verdadeiro, até que se prove o contrário.
Se a sua empresa for notificada da existência de uma dívida, basta apresentar o comprovante de pagamento para que o Fisco identifique o erro e faça baixa no sistema.
Por isso, é fundamental manter toda sua documentação fiscal e tributária organizada e arquivada por no mínimo cinco anos. Assim, você pode evitar diversos problemas com a administração.
Peça ajuda a uma consultoria tributária
Para que sua empresa funcione da melhor forma possível, é preciso ter muito tempo e dedicação a vários detalhes. Por conta disso, é impossível que apenas uma pessoa cuide de toda gestão de um negócio de sucesso.
Em relação a questões burocráticas, é importante contar com a ajuda de uma consultoria ou assessoria tributária. Dessa forma, você terá profissionais especializados a disposição para te auxiliar com a documentação fiscal e tributária, além de todo amparo caso a empresa sofra algum tipo de fiscalização.
Além disso, uma consultoria tributária pode te ajudar a:
- Traçar a estratégia tributária e fiscal da empresa
- Analisar o enquadramento jurídico
- Reconhecer os benefícios fiscais
- Diminuir a carga tributária
- Manter a conta pessoal separada da empresarial
- Praticar a defesa em execução fiscal
- E muito mais
Use a tecnologia a seu favor
Há alguns anos atrás, todos os documentos eram físicos, e por isso, a empresa precisava ter bastante espaço para armazená-los, além de funcionários para manter a organização dos papéis.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, essa tarefa pode ser feita de maneira digital. Assim, a maioria dos documentos fiscais e tributários são enviados usando um programa no computador. Faça uso de ferramentas digitais para gerenciar seus arquivos e evite problemas de organização.
Cuidado com a emissão de notas fiscais
As notas fiscais geradas pelos fornecedores merecem devida atenção. Isso é importante porque todas as movimentações de entrada e de saída devem ser devidamente registradas e os números apresentados precisam ser coerentes. É com base nisso que a fiscalização faz sua auditoria.