Como os incentivos fiscais servem de apoio para o desenvolvimento das empresas

Como os incentivos fiscais servem de apoio para o desenvolvimento das empresas
incentivos fiscais

Compartilhe este conteúdo:

Os incentivos fiscais podem aliviar o custo e a tensão causados pelos impostos em gestores e empreendedores. 

Nesse texto, vamos falar sobre o que são incentivos fiscais e como eles podem ajudar sua empresa crescer ainda mais. Acompanhe! 

O que são incentivos fiscais? 

Incentivos fiscais são benefícios concedidos pela administração pública para empresas que ajudam a financiar projetos de grande importância social. O processo é feito direcionando gastos relacionados a tributos para esses projetos. 

O objetivo dos incentivos fiscais é aumentar o desenvolvimento econômico e social do país aplicando parte da verba paga em tributos pelas organizações em um fim social. 

Mesmo que o impacto social seja grande, a empresa também recebe benefícios ao escolher incentivos fiscais. A organização pode diminuir ou eliminar seu ônus tributário, mas, para isso, é necessário entender as normas previstas nas leis, decretos e medidas provisórias. 

Quais incentivos fiscais existem? 

Existem diversos tipos de incentivos fiscais dentro das esferas municipal, federal e estadual. 

Falando primeiramente da esfera federal, os incentivos são direcionados a impostos como Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). 

Por sua vez, a esfera estadual possui programas que direcionam o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para atividades sociais e os municípios usam o recurso para incluir o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o Imposto Sobre Serviços (ISS).

Além dos que já citamos, também existem incentivos fiscais regionais. Nesse caso, a empresa é incentivada a atuar em determinado local para reduzir ou isentar alguns impostos concedidos pela administração local. 

Como usar incentivos fiscais para fazer a empresa crescer? 

Contrariando a crença popular, o incentivo fiscal não diminui o valor pago em impostos pelas empresas. Dessa forma, as organizações continuam gastando o mesmo em tributos. 

Porém, é possível direcionar parte desse valor para um projeto social. Nesse caso, ao invés de enviar o dinheiro para o governo, parte do valor do imposto é investido no projeto de sua escolha. 

Por isso, um dos grandes benefícios do incentivo fiscal é associar o nome da empresa a um projeto social por meio de patrocínio. 

Sendo assim, se a empresa usar parte do dinheiro de um imposto para investir na produção de um filme, seu nome irá aparecer na abertura e/ou encerramento da atração, por exemplo. Também é possível patrocinar eventos, como atividades esportivas onde a organização pode divulgar sua marca. 

Essas estratégias chamam a atenção dos clientes sem gastos além daquilo que a empresa já paga em forma de impostos. É por isso que os incentivos fiscais se convertem em economia para os negócios. Os gastos em publicidade podem diminuir e se transformar em outras formas de investimento mais rentáveis para a organização. 

Mas, para que isso realmente aconteça, é necessário analisar a viabilidade de investir em incentivos fiscais. Dessa forma, é importante avaliar a visibilidade oferecida por cada projeto e se ela está de acordo com a atividade exercida pelo seu negócio. 

Ao investir seu dinheiro de maneira estratégica, você vai conseguir direcionar o crescimento de algum projeto social e lucrar junto com ele ao associar sua marca a essa ação.

Sumário

Receba nossos informativos

Conteúdo relacionado

substituição tributária

Você sabia que e-commerce pode comprar mercadorias sem substituição tributária?

tributos

Guia completo sobre tributos, taxas e contribuições em 2024

impostos diretos e indiretos

O que são impostos diretos e indiretos?

lucro presumido

Vantagens e desvantagens do lucro presumido

substituição tributária

Como funciona a substituição tributária nas empresas?

blog

Você sabe o que é a tese do século? 

Agende uma conversa

Preencha o formulário abaixo com detalhes da sua demanda.