Passo a Passo – Instruções Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm)
O programa BEm foi instituído pelo Governo Federal, através do Ministério da Economia, por meio da Medida Provisória No 936, permitindo um auxílio aos funcionários que tiveram mudanças em seu contrato de trabalho nas situações abaixo:
- redução proporcional de jornada de trabalho e de salário; e
- suspensão temporária do contrato de trabalho.
Importante: O sistema do governo está sobrecarregado e pode ocorrer algumas instabilidades nos cadastros e consultas:
Passo a Passo para consulta:
1) Acessar o site abaixo para solicitar seu acesso:
https://servicos.mte.gov.br/#/beneficio.emergencial.visualizar/?tipo=TRABALHADOR
2) Informe seus dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Estado de Nascimento; se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.
3) Essas informações serão validadas nas bases de dados do governo federal. Em seguida, você será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua vida laboral e previdenciária.
4) Após responder o questionário, receberá uma senha temporária que precisará ser trocada no primeiro acesso ao Portal Emprega Brasil.
5) Após a validação dos dados, basta clicar no ícone do Bem – “Benefício Emergencial” conforme imagem abaixo para verificar o status do pagamento.
O Passo a Passo para consulta também pode ser feito através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, porém, em alguns casos, a informação não aparece mesmo a empresa tendo realizado o cadastro do Benefício.
Importante: O Pagamento será em 30 dias (após a comunicação do acordo pelo empregador, ao Ministério da Economia);
Atenciosamente,