Quais são os principais tipos de tributo no Brasil?

Compartilhe esta publicação:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

O sistema fiscal e tributário do Brasil é bastante complexo, principalmente quando falamos de empresas. O primeiro passo para entender mais sobre o assunto é conhecer os principais tipos de tributo do país. 

A gestão administrativa está totalmente alinhada com a área tributária e fiscal. Por isso, é essencial que a empresa arque corretamente com todos os impostos, taxas e tributos. 

No Brasil, existem diversos impostos porque toda relação comercial gera uma taxa, independentemente de envolver produtos ou serviços. Além disso, as empresas também devem pagar impostos para a União, Estado e Município em relação a sua operação, atividade e faturamento. 

Por ser um assunto complicado para os empreendedores, criamos esse conteúdo para explicar de forma prática e simples quais são os principais tipos de tributo no Brasil. Confira!

Quais são os tipos de tributo no Brasil? 

Cada esfera do governo pode criar e aplicar seus próprios tributos e taxas. Por isso, é tão importante que o empreendedor conheça os tipos de tributo de cada esfera. 

Isso é importante porque os valores que você deve pagar ao governo não podem conter erros. Caso contrário, você poderá pagar multas e até sofrer processos judiciais, o que prejudica a operação do seu negócio. 

Veja abaixo quais são os tipos de tributo no Brasil. 

Tributos Federais 

Para a União, você deve pagar tributos federais. Entre eles, os mais comuns são: 

  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica)
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)
  • COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social)
  • PIS (Programa de Integração Social)
  • PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público)
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)

Tributos Estaduais

Também existem os tributos que o Estado cobra da sua empresa. O principal é o ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).

Tributos Municipais 

Dependendo da atividade da sua empresa, o município também pode te cobrar alguns impostos. O principal deles é o ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), mas também há o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).