Como saber se a holding familiar é a melhor escolha?

Como saber se a holding familiar é a melhor escolha?
holding familiar

Compartilhe este conteúdo:

Holding familiar é uma sociedade empresarial criada com o objetivo de agrupar alguns ou todos os bens de uma família. 

Assim, esses bens deixam de ser propriedade apenas de uma pessoa física e passam a ser divididos em cotas ou ações de sociedade empresarial. 

Dessa forma, além de organizar o patrimônio, a holding familiar também oferece outras vantagens, como redução de encargo tributário após a morte, prevenção de conflito entre os herdeiros, minimização da burocracia relacionada ao inventário, proteção patrimonial e facilidades na gestão empresarial.

Mesmo assim, é essencial ter certeza de que a holding familiar é a melhor escolha para você. Saiba nesse conteúdo o que você deve analisar antes de tomar sua decisão. 

A holding familiar é a melhor opção para a minha família? 

A holding familiar é uma ótima forma de organizar o patrimônio da família de forma profissional e centralizar a gestão das empresas. 

Podemos dizer que criar uma holding familiar só vai fazer sentido para você caso sua família tenha vários bens de alto valor, ou então um grupo de empresas. 

Construir uma sociedade envolve custos e dá trabalho. Não podemos esquecer que a sociedade familiar também precisa ser bem administrada, já que se tornou uma empresa de investimentos. 

Dessa forma, existem dois pontos em que a holding familiar se mostra uma opção muito vantajosa:

Em casos de sucessão

Quando uma pessoa com diversos bens em seu patrimônio acaba falecendo, a sucessão se torna um processo complexo. 

Mas, caso ela já tenha se prevenido e agrupado seus bens em uma sociedade, apenas as cotas e ações dessa empresa serão divididas durante a sucessão. 

Assim, como a divisão já foi facilitada, todos irão gastar menos tempo dentro do inventário. Outro ponto importante é que quando o patrimônio familiar inclui diversas empresas, o planejamento da holding ajuda a diminuir os tributos da sucessão. 

Organização de gestão patrimonial 

Famílias grandes e que somam muitos bens sofrem com problemas administrativos. Também é comum que um ou outro membro se sinta defasado por arcar com mais despesas. 

A holding familiar pode ajudar nesse quesito, colocando “ordem na casa”. Isso acontece porque, com a gestão do patrimônio, também há a divisão de despesas. 

Ao permitir que todos os familiares sejam titulares de cotas, todos os custos e resultados gerados pelos bens também serão da sociedade, que centraliza todo esse processo. 

Falando de patrimônios familiares de alto patamar, é interessante diversificar os investimentos em classes de ativos. Assim, a gestão da holding será mais eficaz. 

Pontos negativos da holding familiar 

Para que você possa tomar a melhor decisão para a sua família, também precisamos falar sobre as desvantagens da holding familiar. 

Os pontos negativos envolvem custos de manutenção, acréscimo de complexidade e a estruturação do patrimônio familiar em si. 

Por ser uma sociedade, os membros da família passam a ser sócios de uma mesma companhia. Judicialmente, a holding é proprietária dos bens que forem incluídos dentro da sociedade.

Devido a legislação e a necessidade de criar um contrato social, as sociedades possuem algumas regras para poderem funcionar. Também é necessário que a holding tenha um ou mais administradores, ou seja, pessoas com poder de decisão. 

Além disso, essas pessoas serão responsáveis por assinar contratos em nome da sociedade e representá-la perante instituições.

Em algumas famílias, esse conjunto de regras pode gerar algumas tensões que oferecem risco a uma boa relação familiar. 

Analisando apenas o ponto de vista econômico, criar uma holding familiar pode valer a pena, mas também é preciso levar em consideração aspectos de relacionamento. 

Também há a possibilidade de destinar os bens diretamente para seus respectivos descendentes ainda em vida.

Sumário

Receba nossos informativos

Conteúdo relacionado

contrato de namoro

Para que serve o contrato de namoro? 

holding familiar

4 motivos para ter uma holding familiar 

planejamento sucessório empresarial

Qual a importância do planejamento sucessório empresarial?

inventário extrajudicial

O que é inventário extrajudicial e quem pode fazer?

contrato de representação comercial

O que significa contrato de representação comercial?

contrato SCP

O que é um contrato SCP?

Agende uma conversa

Preencha o formulário abaixo com detalhes da sua demanda.