5 vantagens da Terceirização de serviços na
advocacia

Compartilhe esta publicação:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

A terceirização de serviços na advocacia é uma prática cada vez mais comum, ainda mais quando falamos de empresas que não têm esse nicho como parte essencial, independentemente de seu tamanho. 

Nesse caso, é possível transferir o serviço para outra empresa especializada, com um escritório de advocacia, que irá focar apenas no objeto do contrato social. 

Por sua vez, o escritório contratado é responsável por todas as demandas jurídicas relacionadas ao contratante, sejam elas contenciosas e consultivas. 

Hoje, você vai descobrir se a terceirização de serviços na advocacia é vantajosa para as empresas. Continue sabendo mais sobre o assunto nesse conteúdo!

 5 vantagens da Terceirização de serviços na advocacia 

Diminuição de gastos 

Quando a empresa conta com a ajuda de um departamento jurídico contratado, é necessário gastar e investir de forma contínua, além de providenciar espaço físico, comprar software jurídico, materiais e equipamentos necessários e contratar estagiários e advogados capacitados. 

Esse investimento é de um valor elevado e nem sempre é necessário. Para contratar um departamento jurídico para a empresa, é preciso que a demanda seja bem grande e constante. Além disso, contar com apenas um advogado pode não ser suficiente para responder todas as demandas presentes. 

Terceirizar esse serviço vai garantir que todas as demandas sejam resolvidas por um preço mais em conta. Isso acontece porque você não precisa arcar com custos como materiais, manutenção do espaço, contratação de pessoal, pagamentos de salários e recolhimentos previdenciários. 

Foco no que realmente importa 

Terceirizando algo tão importante quanto o serviço jurídico, a empresa tem mais tempo para focar ao seu objetivo principal. Assim, você evita gastar tempo e energia em contratações e pagamento de despesas de um departamento que pode não trazer o retorno esperado para a organização.

Ajuda de profissionais capacitados

Na rotina de uma empresa, estão envolvidas as mais diversas áreas do direito, como o tributário, trabalhista, empresarial, previdenciário, direito ao consumidor e alguns outros assuntos relacionados à atividade exercida. 

Porém, apenas em alguns casos específicos é viável contratar um advogado especializado em cada uma dessas áreas. Além disso, ao contratar um único profissional para atender todas essas demandas, você corre o risco do serviço não alcançar a qualidade esperada. 

A terceirização de serviços na advocacia permite que a empresa tenha acesso a todos os profissionais que forem necessários. Dessa forma, é possível ter acesso a advogados de diversas áreas para atender a empresa, sem que isso signifique contratar mais pessoas. 

Serviço rápido e de qualidade 

Ao terceirizar os serviços de advocacia, você tem acesso a serviços rápidos e seguros. Após a assinatura do contrato, o escritório de advocacia assume o compromisso de arcar com todas as demandas, levando em consideração os prazos processuais. Dessa forma, não importa o advogado que irá pegar o caso, e sim que a obrigação será abraçada por um profissional qualificado. 

Quando o serviço jurídico é contratado da empresa, algumas falhas causadas pelos colaboradores podem acabar acontecendo, além de rescisões contratuais e ausências até que um novo profissional seja contratado novamente. Assim, a empresa pode sofrer com serviços atrasados ou com mais lentidão no processo. 

Redução de riscos 

Riscos importantes, como impacto financeiro, podem ser reduzidos ao firmar contrato com um escritório de advocacia. 

Isso acontece porque não há vínculo empregatício entre a sua empresa e os profissionais do escritório contratado, eliminando qualquer obrigação relacionada a pagamentos de encargos trabalhistas e previdenciários. Sendo assim, a empresa também não corre o risco de ser processada por antigos advogados empregados ou demais colaboradores pela Justiça do Trabalho.