É comum que grandes empresas contem com a ajuda e apoio de uma consultoria jurídica preventiva em suas rotinas organizacionais. Porém, empresários de pequeno e médio porte ainda não conhecem as vantagens que esse serviço pode trazer para o seu negócio.
A consultoria jurídica preventiva pode gerar oportunidades de diminuir gastos com base em um planejamento técnico, estratégico e eficiente para cada tipo de empresa.
Hoje, vamos te mostrar 6 vantagens da consultoria jurídica preventiva e como esses profissionais qualificados podem somar dentro do dia a dia da sua empresa. Confira!
6 vantagens da Consultoria Jurídica Preventiva
Proporciona segurança jurídica
Um dos principais objetivos que levam uma empresa a contratar uma consultoria jurídica preventiva é permitir que o negócio tenha mais segurança em suas ações, além de agir de acordo com a lei.
Dessa forma, é possível evitar demandas judiciais desnecessárias, fazendo com que os gestores possam empregar mais tempo e dinheiro para o crescimento da empresa.
Assessoria qualificada para criação de contratos
Advogados especializados na elaboração de contratos ajudam a sua empresa a passar uma imagem mais profissional, além de ser um diferencial que agrega valor às ações estratégicas do negócio.
Esse profissional irá proporcionar segurança jurídica para a empresa e reduzir drasticamente possíveis problemas que poderiam surgir a longo prazo, caso o contrato fosse elaborado por um outro profissional que não tivesse essa capacitação.
Além disso, você também pode pedir para que a sua consultoria jurídica preventiva analise todos os seus contratos em vigor. Assim, você pode diminuir possíveis riscos que possam estar atrelados ao seu negócio.
Redução de ações trabalhistas
A advocacia preventiva pode oferecer vantagens significativas em relação a demandas trabalhistas. Com base em um planejamento adequado e uma assessoria qualificada para oferecer orientações para colaboradores, você evita possíveis processos trabalhistas e age de acordo com as determinações da CLT e demais normas da área.
Redução de custos com honorários advocatícios
Pode parecer que não, mas a consultoria jurídica preventiva custa menos para a empresa do que contratar assessoria jurídica em casos específicos. Isso acontece porque o custo de um atendimento exclusivo para determinada demanda representa um ônus maior e com mais impacto em comparação com um contrato de consultoria mensal.
Negócios mais eficientes
Um advogado presente na rotina comercial possibilita que as tratativas com fornecedores e clientes, formalização de contratos e negócios, resolução de questões trabalhistas e eventuais problemas com consumidores sejam acompanhados de perto.
Assim, os negócios são concretizados de maneira eficaz e segura, pois contam com um apoio jurídico especializado para orientar a equipe de profissionais em relação a quais comportamentos devem ser adotados.
Diminuição de problemas
Esse também é um dos grandes objetivos da consultoria jurídica preventiva. Ao planejar ações, resultados e análise de negociações com antecedência, você consegue se antecipar a eventuais problemas relacionados à atividade empresarial, reduzindo riscos e passivos de investimento.