A importância da cibersegurança para as empresas 

Compartilhe esta publicação:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

A cibersegurança para empresas é algo essencial, independentemente do segmento ou porte. Isso acontece porque as consequências causadas por ataques virtuais, falhas técnicas ou negligência podem impactar negativamente o funcionamento da organização, muitas vezes comprometendo a sua continuidade. 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) reforça ainda mais a necessidade urgente das empresas investirem em soluções que protejam seus dados. Contudo, a segurança cibernética vai muito além da LGPD.

Hoje, vamos falar sobre a importância da cibersegurança para empresas e esclarecer algumas dúvidas importantes sobre o assunto. Acompanhe! 

Qual a importância da cibersegurança para as empresas?

Evita gastos desnecessários 

Atualmente, os dados representam ativos importantes para as empresas.Um dos principais motivos é que já é possível monetizá-los e obter vantagens competitivas com essas informações. 

Por isso, a perda de dados representa perda financeira. Grande parte dos ataques têm como objetivo dados bancários e financeiros para realizar fraudes, o que pode piorar ainda mais a situação do caixa. 

Outro ponto importante é que, dependendo do incidente, pode ocorrer a paralisação dos negócios, causando perda de oportunidades, tempo dos funcionários, etc. 

Já os ataques ransomware sequestra dados usando a criptografia. Nesses casos, é comum que seja exigido um pagamento de resgate em troca da chave de acesso. 

Vários dados apontam a importância da cibersegurança para as empresas. Entre 2017 e 2018, o Brasil teve prejuízos que ultrapassaram US $20 bilhões causados por ataques cibernéticos, de acordo com a União Internacional de Comunicações. 

Outro estudo internacional produzido pela Bitdefender mostrou que 57% das empresas registraram algum tipo de ataque cibernético entre 2017 e 2018. 

Protege a reputação da marca 

Você conhece alguma empresa que já sofreu com vazamento de dados? Nesses casos, você pensa duas vezes em comprar dela de novo, não é mesmo? Isso acontece porque incidentes com segurança prejudicam a imagem da marca e geram desconfiança entre seus clientes, parceiros e fornecedores. 

Além disso, o vazamento de dados pode causar perdas irreparáveis, como processos judiciais e o comprometimento da reputação da empresa, principalmente nas redes sociais. 

Por isso, contar com a ajuda da cibersegurança irá preservar a credibilidade da sua empresa e evitar que situações que comprometam a continuidade das suas atividades. 

Ponto essencial para se adequar a LGPD

Entre as diversas exigências da LGPD, podemos encontrar a garantia da proteção de dados sensíveis a terceiros que são detidos pela empresa. 

Sendo assim, caso você não implemente medidas confiáveis de cibersegurança, sua empresa poderá sofrer penalidades previstas em lei. As multas podem variar de R$50 milhões a 2% do faturamento anual. 

Como adotar a cibersegurança para as empresas? 

Depois de ver a importância da cibersegurança para as empresas, chegou a hora de descobrir como adotar as medidas necessárias para não sofrer com os problemas citados acima. 

Cada modelo de cibersegurança supre as necessidades de um tipo de empresa. Por isso, é importante analisar a sua infraestrutura para identificar os riscos e vulnerabilidades que seu negócio apresenta para adotar os procedimentos fundamentais para promover um ambiente virtual seguro. 

Além disso, existem outras práticas comuns em todos os tipos de empresa e que podem ajudar sua organização a melhorar o nível de segurança, como:

  • Treinamento de funcionários 
  • Migração para a nuvem 
  • Realização de backup 
  • Adoção de ferramentas de cibersegurança 
  • Implementação de políticas de segurança 

E você? Saberia qual seria o impacto financeiro se sua empresa sofrer algum ataque ou invasão?