Qual a diferença entre cyber security e segurança da informação?

Compartilhe esta publicação:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Infelizmente, nos dias de hoje é fundamental saber como responder a ataques cibernéticos e ameaças digitais. Por isso, é importante conhecer a diferença entre cyber security e segurança da informação. 

Atualmente, as empresas estão se beneficiando com o avanço da tecnologia e a conectividade que essas inovações trazem para manter o relacionamento com seus clientes. Porém, isso também tem seu ponto negativo: constantes ataques cibernéticos, que podem gerar grandes prejuízos. 

Por isso, é essencial que as empresas invistam em segurança para proteger sua rede de dados contra ataques cibernéticos de criminosos digitais. 

A cyber security tem se desenvolvido cada vez mais para responder rapidamente aos perigos do mundo digital de forma eficaz. Como os cyber ataques ficam cada vez mais sofisticados, é necessário investir em segurança de rede de qualidade. 

Por esses e outros motivos, o conhecimento sobre o assunto pode te ajudar a evitar problemas como esse. Assim, você pode tomar a melhor decisão para proteger sua empresa e impedir a instalação de malwares e a exposição de vulnerabilidades. 

Qual a diferença entre cyber security e segurança da informação?

Quando falamos sobre cyber security, é necessário conhecer alguns termos chave. É comum que as pessoas confundam esse termo com segurança da informação, pois associam os dois conceitos a tecnologia e ao mundo digital. 

Cyber security se aplica somente a parte da segurança da informação relacionada à proteção digital. Isso significa que os serviços abrangidos cuidam de ameaças a dados transportados por meios cibernéticos. 

Por sua vez, a segurança da informação tem um foco mais amplo, cuidando da redução de riscos no transporte de informações em meios digitais ou físicos. 

Porém, é muito provável que a maioria dos dados que sua empresa precisa armazenar ou transportar estão em meios digitais. Por isso, esse é um dos pontos mais sensíveis para a segurança das empresas e de seus clientes. 

Além disso, não apenas os dados dos consumidores estão em risco, como também as informações empresariais. Quando sofrem ataques, dados como informações financeiras sigilosas, relacionados a banco e documentos também podem causar severos danos. 

Como evitar ataques cibernéticos? 

Existem várias medidas de proteção que você pode tomar para a sua empresa. Implantar processos bem definidos é o primeiro passo. Outro ponto importante é instalar e fazer a manutenção de softwares corretamente para não ser um alvo fácil de ataques cibernéticos. 

Além disso, para melhorar ainda mais a estrutura de segurança da informação da sua empresa, você também pode contar com serviços de investigação digital, que usam a inteligência cibernética para resolver ataques e prevenir ameaças digitais.