Por que contratar uma assessoria jurídica empresarial?

Compartilhe esta publicação:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Só quem tem uma empresa sabe o trabalho que é mantê-la funcionando. Além de lidar com as tarefas relacionadas ao negócio principal da empresa, também é necessário se preocupar com impostos, regulamentações, exigências legais, entre outras questões. A empresa que cresce junto com o mercado precisa estar preparada para aumentar suas demandas e aumentar seu número de serviços contratados. Com uma assessoria jurídica empresarial, por exemplo, ela será responsável por prevenir e providenciar soluções para qualquer problema jurídico o mais rápido possível.

Hoje, você vai saber o que é assessoria jurídica empresarial, qual sua importância e todos os benefícios que esse serviço pode trazer para a sua empresa. Acompanhe!

O que é assessoria jurídica empresarial?

Ao contratar o serviço de assessoria jurídica empresarial, a empresa tem a disposição um escritório de advocacia completo. Assim, é possível desfrutar da consultoria e do apoio jurídico para litígios e emergências.

Seu principal objetivo é impedir que a empresa tenha problemas legais a curto, médio e longo prazo. Para isso, envolve demandas já existentes, como a defesa da empresa em um processo judicial, auditoria e revisão de políticas, contratos e procedimentos da empresa. Dessa forma, é possível prevenir e evitar ocorrências no futuro.

Sendo assim, ao contar com um apoio jurídico de um advogado, você também pode proteger seu patrimônio pessoal fazendo uma blindagem patrimonial. Dessa forma, você evita que problemas financeiros da empresa prejudiquem os bens dos donos e sócios.

Assim, a assessoria jurídica empresarial é um serviço que pode ser contratado por qualquer empresa, seja ela uma startup, instituição financeira, comércio, indústria ou prestadora de serviços.

Em tempos de crise, como por exemplo essa que estamos vivendo, a atuação da assessoria jurídica empresarial pode fazer toda diferença. Assim, caso seja necessário, o advogado pode realizar renegociação de dívidas, recuperação de crédito, reestruturação do negócio, elaborar contratos e qualquer outra atividade que exija conhecimento de um profissional da área jurídica.

É melhor ter um profissional jurídico interno ou uma assessoria jurídica empresarial?

Isso irá depender das necessidades da sua empresa. Além disso, o que você pretende para o futuro dela também deve ser levado em consideração.

Contar com um departamento jurídico dentro da empresa permite que você tenha um ou mais profissionais com conhecimento jurídico adequado sempre à disposição. Assim, é possível resolver questões jurídicas do seu negócio a qualquer hora, pois esses funcionários terão fácil acesso aos trâmites internos e burocracias da empresa.

Mas, quando uma empresa contrata uma assessoria jurídica empresarial, recebe os benefícios de um serviço terceirizado, como:

Diminuição de gastos

Esse benefício pode ser observado principalmente quando a empresa não possui uma alta demanda judicial. Sendo assim, por contar com o apoio de profissionais terceirizados, você economiza custos com profissional interno e não necessita arcar com o salário de um advogado. Além disso, contar com um escritório de advocacia faz com que a empresa evite ou reduza prejuízos com processos judiciais.

Disponibilidade de profissionais sempre que você precisar

Caso algum advogado esteja afastado por licença, férias ou faltas, o escritório de advocacia irá indicar outro profissional igualmente qualificado para resolver o seu problema.

Contrato prático

Sempre que precisar, você terá o apoio jurídico necessário, pois ele evita a necessidade de procurar um profissional qualificado em um curto espaço de tempo.

O controle trabalhista e comercial da empresa também fica mais prático e seguro, pois a assessoria jurídica empresarial realiza a análise e elaboração de contratos relacionadas a contratação e demissão de funcionários e também de suas relações comerciais.

Como uma assessoria jurídica pode ajudar sua empresa

O dia a dia de um empresário é bem cheio. Por isso, donos de empresas não têm tempo e formação técnica para lidar com burocracias e questões jurídicas.

Então, é aí que entra a necessidade de uma assessoria jurídica empresarial. Advogados qualificados podem cuidar dessas questões, enquanto o empresário organiza sua rotina para impulsionar o sucesso de sua empresa!

A necessidade de uma assessoria jurídica empresarial se dá desde o momento da abertura da empresa. Sendo assim, esse serviço pode ser útil para te ajudar a lidar com as regulamentações para iniciar os trabalhos do seu negócio de acordo com a legislação.

Para empresas que já estão atuando no mercado há algum tempo, a assessoria jurídica empresarial pode analisar contratos para evitar armadilhas jurídicas e tomar todos os cuidados para prevenir problemas que podem trazer danos futuros ao seu negócio.

Outros serviços prestados pela assessoria jurídica empresarial são:

  • Elaboração e Análise de contratos
  • Adequação às legislações trabalhistas
  • Blindagem patrimonial
  • Atuação estratégica para proteger sua empresa de futuros danos causados por multas, processos trabalhistas, sanções, prejuízos tributários ou contratuais
  • Análise de contrato de prestação de serviços e fornecedores
  • Assessoria para abertura de empresas
  • Adequação jurídica de empresas
  • Estruturação societária
  • Adequação à legislações tributárias
  • Recuperação de crédito
  • Recuperação de Impostos Tributários
  • Entre outras

O que achou das vantagens da assessoria jurídica empresarial? Contar com o apoio jurídico pode te ajudar em diversas situações. Sendo assim, caso tenha alguma dúvida sobre esse e outros assuntos, fale com o Grupo RN&V.

Então, para continuar lendo outras dicas sobre direito empresarial, não deixe de conferir outros conteúdos do nosso blog!