Câmara aprova dispensa de atestado médico para trabalhador infectado pelo novo coronavírus

Câmara aprova dispensa de atestado médico para trabalhador infectado pelo novo coronavírus

Compartilhe este conteúdo:

A Câmara aprovou nesta quinta-feira (27) projeto que dispensa atestado médico ao trabalhador que tenha sido infectado pelo novo coronavírus (Covid-Sars-2) ou que tenha tido contato com pessoa infectada. A proposta ainda precisa passar pelo Senado antes de ir à sanção presidencial e entrar em vigor.

Apesar de garantir o afastamento sem atestado médico por sete dias, o texto obriga o funcionário a informar ao empregador sobre a doença imediatamente, segundo a Agência Câmara. A medida vale pelo período de duração da emergência pública em saúde causada pela pandemia do novo coronavírus.

O texto também estabelece, segundo a agência, que nos casos de quarentena imposta, o trabalhador poderá apresentar, a partir do oitavo dia, alguma das seguintes opções: justificativa válida, atestado médico, documento de unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou documento eletrônico regulamentado pelo Ministério da Saúde.

O projeto foi proposto pelo deputado Alexandre Padilha (PT) e mais nove deputados que compões comissão que acompanha ações contra a Covid-19, doença provocada pelo vírus. Segundo Padilha informou à Agência Câmara, o objetivo do texto é evitar uma corrida aos hospitais, conforme vem orientando o Ministério da Saúde.

“Hoje, quem tem sintomas e precisa ficar em casa tem que ir atrás da unidade de saúde ou de um médico para arrumar um atestado e comprovar os dias que está em casa. Com a proposta, ele será dispensado por sete dias e, a partir do oitavo, tem outras opções. Vamos reduzir a pressão sobre os sistemas de saúde”, afirmou o parlamentar.

Referência/Fonte:
https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/03/27/camara-aprova-dispensa-de-atestado-medico-para-trabalhador-infectado-pelo-novo-coronavirus.ghtml

Sumário

Receba nossos informativos

Conteúdo relacionado

romain-dancre-doplSDELX7E-unsplash

Mudanças no direito sucessório brasileiro em 2025: novo projeto pode alterar herança

Consultoria Jurídica

Consultoria Jurídica: como otimizar a gestão de riscos?

holding familiar

Holding Familiar: benefícios, mitos e cuidados 

registros financeiros

Redução de 54% em multa fiscal: o case de uma indústria que evitou o confisco 

Handshake Business Men Concept

STJ tem firmado a decisão que ex-sócio não responde por dívidas futuras: o que muda para as empresas? 

gestão de contratos

Evite prejuízos: 5 cláusulas que todo contrato de prestação de serviço deve ter 

Agende uma conversa

Preencha o formulário abaixo com detalhes da sua demanda.