Como a assessoria jurídica pode ajudar a sua empresa?

Compartilhe esta publicação:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Para um empresário, já é difícil lidar com a competitividade em seu mercado de atuação. Por isso, fica cada vez mais complicado ter tempo para lidar com questões judiciais, trabalhistas e tributárias. 

Nesse cenário, não é suficiente apenas oferecer produtos e serviços de qualidade, mas também é importante conhecer leis e normas jurídicas para não acabar se prejudicando e abrindo espaço para a concorrência. 

Sendo assim, é fundamental contar com o apoio de uma assessoria jurídica especializada e com um time de advogados capacitados. Dessa forma, você consegue evitar gastos desnecessários e continuar focando na sua empresa. 

Hoje, vamos falar sobre a importância de contar com a ajuda de uma assessoria jurídica e quais benefícios esse serviço pode trazer para o seu negócio. Confira! 

Problemas aparentes vs. Problemas ocultos 

Um dos principais motivos que fazem com que empresários precisem procurar uma assessoria jurídica são problemas que saíram do controle. Essas situações causam repercussões judiciais, como por exemplo um processo ou o resultado de uma fiscalização de órgãos reguladores. 

Isso acontece porque muitas empresas não atuam conforme as leis e focam apenas no objetivo central do negócio, deixando de lado preocupações relacionadas aos direitos trabalhistas, questões tributárias, etc. 

Porém, são essas mesmas empresas que acabam sofrendo com processos trabalhistas causados por acidentes de trabalho ou desrespeito às normas de proteção ao trabalhador, ou então com cobranças judiciais de tributos com multas devido a falta de pagamento de tributos. 

Esses são chamados de problemas aparentes, isto é, questões que podem ser percebidas facilmente pelos gestores por estarem causando grandes repercussões negativas, colocando em risco a continuidade das atividades do negócio. 

Na maioria das vezes, os problemas aparentes são resolvidos de forma individual com a contratação de um advogado para atuar nos casos. Esse processo pode acabar prejudicando a identificação de outros problemas jurídicos da empresa e uma solução definitiva para a sua causa. 

Por isso, é comum encontrar empresas que lidam com problemas jurídicos como se eles fossem incêndios. Dessa forma, elas acabam gastando mais do que deveriam, além da perda de tempo e energia que essas situações costumam gerar. 

Também é comum que outras inadequações as normas sejam descobertas após os serviços prestados pelo advogado. Estamos em um país que possui diversas leis regulatórias que são constantemente atualizadas, implicando mudanças por parte das empresas na maioria das vezes.

Sendo assim, é comum que as empresas trabalhem com inadequações que nem sabiam que existiam. Essas situações são chamadas de problemas ocultos. 

Para o empresário, o melhor cenário possível é identificar os problemas ocultos antes que eles se tornem aparentes e causem enormes gastos para a empresa. Porém, esse trabalho preventivo é deixado de lado, colocando grande parte das organizações brasileiras em risco constante. 

Por esses e outros motivos, é essencial conhecer a fundo o trabalho realizado por uma assessoria jurídica e como esses profissionais podem somar na sua empresa. 

Como a assessoria jurídica pode fazer a diferença no seu negócio? 

Agora que você já sabe a diferença entre problemas aparentes e problemas ocultos, chegou a hora de descobrir como a assessoria jurídica pode atuar para resolver ambos os casos. 

Os problemas aparentes acabam sendo mais conhecidos pelo público. É comum que a maioria dos empresários já tenha lidado com eles, conhecendo o trabalho de um advogado nessa questão mais pontual. 

Porém, além de resolver o problema aparente a fundo, o advogado também pode atuar realizando um trabalho consultivo. Assim, o empresário pode tirar todas as suas dúvidas jurídicas em seu dia a dia, tornando mais difícil que problemas aparentes tomem proporções desastrosas.

Também chamada de consultoria responsiva, esse trabalho também é muito importante para o advogado, que consegue evitar desgastes com litígios desnecessários, contribuindo com o sucesso do cliente, que por sua vez, não terá gastos enormes com processos judiciais. 

Já para resolver problemas ocultos, a assessoria jurídica costuma oferecer um serviço de consultoria ativa ou auditoria. Ambos têm o objetivo de resolver problemas que os empresários não sabiam que tinham. 

Para que esse serviço seja realizado da forma correta, é essencial trabalhar com uma assessoria jurídica de confiança e com profissionais experientes no ramo, que conheçam as falhas mais praticadas e onde precisam procurar por inadequações à lei que possam prejudicar seus clientes. 

Nesse caso, os profissionais irão analisar documentos, operações, entre outros fatores, para identificar problemas ocultos e também propor soluções que podem gerar economia, e claro, adequação às normas. 

Sendo assim, é importante contar com uma assessoria jurídica fixa na empresa para acompanhar corretamente o dia a dia e solucionar suas demandas. Ao incluir os serviços de consultoria e prevenção, você vai garantir um trabalho eficiente e diversos benefícios para o seu negócio. 

Assessoria jurídica só serve para resolver problemas?

Você já ouviu a frase: advogado é bom ter para não usar? Essa sentença é muito utilizada para propagar a ideia de que advogados só servem para resolver problemas ou apagar os famosos incêndios. Mas, isso não é totalmente verdade, principalmente por causa dos serviços relacionados à prevenção e consultoria jurídica. 

Além disso, os advogados também podem ajudar dando opiniões sobre algumas tomadas de decisão da empresa, mesmo que elas não estejam relacionadas aos problemas que eles estão acostumados a resolver. Essa é uma estratégia super importante para se destacar perante a concorrência. 

Caso sua assessoria jurídica seja capacitada para isso, os advogados podem opinar sobre investimentos, levando em consideração os riscos, planos de negócio, burocracias, modelos de contrato para viabilizar a concretização do projeto, entre outros. 

Mais uma vez, destacamos a importância de contar com o apoio de advogados experientes no mercado, para que eles possam assessorar sua empresa sempre que for necessário. 

Como saber se a assessoria jurídica é confiável? 

Já sabemos o quanto os serviços prestados pela assessoria jurídica são valiosos para a empresa, mas como saber se o escritório é capacitado e confiável? Para chegar a essa conclusão, é importante se atentar a alguns fatores importantes. 

O primeiro passo é analisar o portfólio do escritório. É importante que os profissionais tenham trabalhado em diversos casos diferentes e assessorado empresas de ramos variados. Assim, fica mais fácil identificar se eles conseguem encontrar problemas e suas respectivas soluções. 

Outro ponto importante é dar uma olhada na missão, visão e valores do escritório. Veja se para a empresa é fundamental prestar um serviço de qualidade e prezar pela inovação. Além disso, a forma como esses profissionais levam a própria carreira diz muito sobre como eles tratam seus clientes. 

Por último, mas não menos importante, é preciso olhar os serviços prestados pela assessoria jurídica. É importante que eles tenham profissionais especializados nas mais diversas áreas do direito, ou pelo menos naquelas que são mais importantes para a sua empresa. 

Dentro desse assunto, também vale a pena procurar pela qualidade de todos os serviços prestados. Um escritório que diz ser full-service, mas que atende bem apenas casos voltados para o judicial e administrativo e entregando resultados não tão satisfatórios em outras áreas talvez não seja a melhor opção para o seu negócio.