A vida de todos foi afetada pelo Coronavírus, seja de um jeito ou de outro. Rapidamente, os países foram obrigados a se reinventarem e empregarem medidas de isolamento social, comprometendo também, as atividades econômicas. Com isso, um grande número de micro e pequenos negócios não conseguiram manter suas atividades normalmente e fecharam as portas. Mas, mesmo para os empresários que conseguiram superar as dificuldades, resta uma dúvida: Como será o retorno empresarial pós pandemia?
O papel do contador durante e pós pandemia
Se você também tem se questionado a respeito, apresentamos o seu braço direito: o contador. Ele será responsável por direcioná-lo e orientá-lo diante das normas vigentes. Afinal, as legislações estão sendo alteradas constantemente. Por isso, o seu contador será sua fonte segura de informação. O serviço é crucial para que a empresa continue funcionando.
Entretanto, ressaltamos que a importância da contabilidade não é algo recente. Desde sua abertura, uma empresa que deseja ter a sua operação saudável, deve contar com a consultoria contábil.
Sendo assim, a maioria das empresas que encerram suas atividades o fazem justamente pela carência de informações que se referem aos seus direitos e deveres. O papel do contador é justamente ser transparente quanto ao que precisa ser feito.
Auxílio Governamental
Contudo, mesmo diante de todos os obstáculos enfrentados atualmente, com o auxílio de um contador e do planejamento financeiro, o negócio pode prevalecer mesmo com a crise atual.
Além disso, o governo tem disponibilizado diversos auxílios às empresas e por isso devem ser aproveitados. Confira a seguir:
- Prorrogação para o pagamento de tributos;
- BNDES Crédito Pequenas Empresas;
- Linha de crédito para pagamento de salários;
- Auxílio emergencial de R$ 600,00;
- Proger Urbano Capital de Giro;
- PNMPO (Linha de crédito vinculado ao Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado);
- Prorrogação de obrigações acessórias;
- Mudanças trabalhistas (MP 927 e 936).
Deste modo, devido à diversidade de opções oferecidas pelo governo, é preciso analisar todas as propostas para então verificar a que mais se enquadra ao perfil empresarial. É uma forma de assegurar que o auxílio realmente ajude.
Reabertura do Comércio
No entanto, dentre os setores afetados pela pandemia, a reabertura do comércio é a mais promissora, já que a maioria dos estados têm proposto flexibilizações em prol da economia local, que a médio prazo também refletirá no país como um todo.
Mas, apesar da importância econômica, ainda é preciso evitar aglomerações que possam agravar o contágio. Quanto mais cuidado houver, mais rápido retornaremos à vida normal.
Portanto, contate seu contador regularmente e fique informado a respeito de todos os detalhes empresariais que podem ficar ao seu favor, ou porventura, te prejudicar.