Você sabe o que é um negócio escalável?

Compartilhe esta publicação:
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

Empresas ligadas à tecnologia têm apresentado um grande crescimento com o passar dos anos. Isso não acontece somente porque esse recurso está se tornando cada vez mais importante, como também porque a maioria delas fazem parte do conceito de negócio escalável. 

Empresas escaláveis têm a capacidade de se desenvolver exponencialmente sem que seja necessário comprometer recursos e processos. 

Mas, é importante destacar que nem todas as empresas podem se tornar um negócio escalável. Nesse texto, você vai descobrir se a sua organização tem as características certas para esse tipo de crescimento. Acompanhe! 

O que é um negócio escalável?

Um negócio escalável pode ser caracterizado como uma empresa que consegue multiplicar seu faturamento sem que as despesas cresçam na mesma proporção. Isso acontece porque ela consegue produzir seu produto em larga escala a um custo muito baixo. Sendo assim, há um aumento de receita. 

Nesse cenário, o aumento nos custos de produção não existe. Por esse motivo, o negócio escalável tem um grande potencial de desenvolvimento, com capacidade de internacionalização em um tempo muito menor e com menos investimentos em comparação com empresas tradicionais. 

Por que um negócio é considerado escalável?

Para ser enquadrado como negócio escalável. a empresa precisa contar com algumas características fundamentais, como:

Alta demanda de mercado 

Um negócio escalável oferece produtos e serviços inovadores ou que preenchem uma grande necessidade do mercado. 

É preciso pensar em algo que as pessoas realmente necessitam ou desejam. Essa não é somente a base do sucesso de um negócio escalável, como também de qualquer outro tipo de empresa. 

Modelo de negócio ampliável 

Saber onde você quer chegar com a sua empresa é essencial. Assim, o planejamento estratégico é mais eficaz e seu negócio tem mais chances de se expandir de forma nacional e até mesmo internacional. 

Nesse processo, é importante se atentar em alguns pontos, como:

  • Fazer uma análise de mercado detalhada 
  • Entender a concorrência 
  • Ter certeza de que a sua ideia é ampliável 
  • Produzir receita recorrente 

Padronização do produto 

A personalização de produtos não é uma característica do negócio escalável. Esse tipo de produto demanda tempo, investimento e contratação de profissionais especializados. Sendo assim, para produzir em larga escala é preciso aumentar os custos de produção. 

O grande crescimento de um negócio escalável está em um plano de negócios baseado em produtos e serviços padronizados, ou seja, fáceis de oferecer em grande quantidade. 

Processo de produção ensinável 

Quando o produto é padronizado, o processo de produção é ensinável de forma simplificada. Dessa forma, todos os colaboradores conseguem garantir o mesmo resultado, sem prejudicar a qualidade das entregas. 

Nesse cenário, é preciso apenas:

  • Aprender os processos 
  • Transmitir para os funcionários 
  • Reproduzir o trabalho seguindo os padrões estabelecidos 

Automatização dos processos 

Os processos também precisam ser automatizados. É preciso ter acesso a tecnologias especializadas para garantir um bom resultado sem comprometer os custos de produção. 

Um dos pilares de um negócio escalável é produzir mais com menos, além de conquistar grandes resultados em um curto período de tempo. 

Logística inteligente 

Apenas uma produção padronizada não basta para garantir o sucesso de um negócio escalável. Também é preciso contar com uma logística eficaz. 

Dessa forma, você deve pensar em maneiras de atender as demandas da equipe de vendas sem dificuldades e oferecer o melhor serviço possível para os clientes. Nesse caso, as ferramentas de automação também podem ajudar. 

Quais são as vantagens de um negócio escalável?

Resultados mais eficientes 

Por contarem com processos padronizados, os funcionários conseguem realizar suas tarefas com mais eficácia. Ao reproduzir o modelo de produção, os processos vão evoluindo em qualidade, resultando no crescimento contínuo da satisfação das entregas. 

Aumento do valor do mercado 

Com a conquista da escalabilidade, também ocorre o aumento do valor de mercado. Por isso, empresas com esse modelo de gestão tendem a ser valorizadas pelo mercado financeiro, podendo atrair investidores e injeções de recursos para ampliar ainda mais a sua atuação. 

Expansão do negócio escalável 

Como já mencionamos no texto, o negócio escalável tem mais oportunidades de crescer nacional e internacionalmente. A produção ágil e eficaz também conquista a fidelização dos clientes de maneira mais rápida. 

Gostou do nosso conteúdo? Continue de olho no blog da R&NV para saber mais sobre esses e outros tipos de empresa.