Eireli: não é mais possível abrir esse tipo de empresa?

Compartilhe esta publicação:
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email

A resposta para a pergunta do título desse texto é: não. A Lei 14.195/2021 extinguiu as Eireli (Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada). Todos os empresários que se enquadravam nessa categoria serão migrados para SLU (Sociedades Limitadas Unipessoais). 

A Eireli era um tipo de sociedade composta por apenas um sócio e não era regida por um contrato social. Bastava apenas o ato constitutivo de registro na Junta Comercial. 

Além disso, o titular de uma Eireli não podia ser sócio de outra empresa do mesmo tipo, podendo se associar a negócios limitados ou anônimos. 

O que é necessário para transformar uma Eireli em SLU?

De acordo com a Lei 14.195/2021, essa modificação acontece de maneira automática. Dessa forma, não é preciso alterar seu ato constitutivo. 

O que é uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)?

A SLU é uma sociedade composta por quotas, que podem pertencer a uma ou mais pessoas. 

Sendo assim, a sociedade é regida por um contrato social, onde um administrador deve ser nomeado. Isso precisa ser feito mesmo que haja apenas um sócio na empresa. Para saber como é esse modelo de contrato, acesse o portal JusDocs

Exceto por esses fatores, a SLU funciona exatamente como uma sociedade limitada com um ou mais sócios. 

Um benefício importante desse tipo de sociedade é que, caso tenha dois ou mais sócios e um deles queira se retirar ou falecer, não é necessário procurar por outro sócio ou extinguir a sociedade. Basta convertê-la para sociedade unipessoal. 

Até o dia 31 de Agosto de 2021, a SLU possuía algumas diferenças em comparação com a Eireli, mas a nova lei mudou essa situação.