Como fazer home office e continuar sendo produtivo?

Compartilhe esta publicação:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Escritório home office

Diante do cenário devido a epidemia covid-19, muitas empresas tiveram que estabelecer home office e teletrabalho aos seus colaboradores. Mas como estar no conforto do seu lar e manter a produtividade?

Seguem algumas dicas que o Grupo R&NV preparou para você:

Como fazer home office e continuar sendo produtivo? 

1. Estabeleça uma estação de trabalho

Crie um local de trabalho em sua residência e capriche para que tenha um espaço com todas as ferramentas que precisa.

Seja organizado com seu espaço! A organização te ajudará muito na produtividade. 

Escolha um local silencioso e não se esqueça de seguir as recomendações de ergonomia para manter uma relação saudável com o próprio corpo e a nova rotina. 

Clique aqui e leia sobre a ergonomia e o home office/teletrabalho

2. Crie uma rotina 

Talvez seja a dica mais preciosa, pois em nossa casa podemos nos distrair com o tempo e achar que podemos trabalhar o horário que quiser. Afinal, aproveitar aquele filme que irá passar à tarde ou dar aquela saidinha seria uma ótima vantagem desta modalidade. Porém, mesmo que possa existir certa flexibilidade, é importante que você mantenha disciplina sobre os horários e tenha responsabilidades em suas atividades. Por exemplo, se você atende clientes, você precisa estar disponível para eles no horário que foi estabelecido pela sua empresa. 

É importante também que estabeleça um horário para iniciar e encerrar seu expediente. Nada de trabalhar full time! Desligue seu computador no final do expediente e aproveite seu descanso.  

3. Faça uma lista de tarefas 

Assim como no trabalho dentro da empresa, também é necessário criar uma lista de tarefas, seja através de ferramenta de fluxo de trabalho ou mesmo em um caderno/agenda. Você pode preparar sua semana ou dependendo da dinâmica de seu trabalho, realize este fluxo no final ou no início do seu expediente.  

Saiba diferenciar e classificar o que é tarefa, prioridades e urgências. Assim, você terá mais foco no seu dia a dia.

4. Evite distrações 

Televisão, geladeira (rs), criança, cachorro, gato e afins, podem tirar seu foco, assim como ficar resolvendo problemas pessoais durante seu trabalho. Tanto você como as pessoas que moram em sua casa devem entender que mesmo que esteja em casa, você está trabalhando. Por isso, sem interrupções! Seja duro se precisar com quem está em seu convívio. 

5. Utilize ferramentas de comunicações 

Utilize e abuse das ferramentas de comunicações com seus colegas de trabalho, chefes, clientes e fornecedores. Não se esconda atrás de seu computador. Quando necessário, faça uma videoconferência ou mesmo uma call com essas pessoas.  

Apesar de o home office estar ficando comum, o contato com as pessoas ainda é essencial, mesmo que seja de forma virtual. 

6. Se arrume 

Quem nunca quis trabalhar de pijama? Porém, tire esta vontade da cabeça! Se arrumar deve ser uma regra, afinal, você pode receber aquela solicitação de vídeo chamada sem esperar. E, além disso, se arrumar trará mais seriedade em sua rotina. Claro, pode optar por roupas mais confortáveis, mas não se esqueça de ter bom senso, principalmente quando for realizar uma reunião virtual. 

7. Faça pausas 

Esta dica também se enquadra quando for estabelecer um cronograma e uma rotina, pois as pausas são essenciais para o aumento da produtividade e bem estar. Descanse por pelo menos 10 minutos em cada período para fazer um lanche e um alongamento. 

8. Entenda claramente o que é trabalho Home Office

Trabalhar em Home Office ou Teletrabalho não é o mesmo que ter renda trabalhando menos. 

Seguindo as dicas acima, você perceberá que suas metas e entregas serão as mesmas, ou até, maiores, pois o trabalho remoto evita mais as interrupções rotineiras que acontecem no escritório e, se seguir todas as recomendações, você será bem mais produtivo.

Algumas pessoas podem até ter dificuldade de se desligar do trabalho remoto após o fim do expediente, mas é importante que respeite sua rotina.

Existem diversos estudos que comprovam diversos benefícios desta modalidade de trabalho, sendo alguns deles aumento de produtividade e engajamento, redução de absenteísmo e redução de custos para a empresa. 

Este artigo foi feito para auxiliar diversas pessoas que estão tendo que mudar a rotina devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Então, com o distanciamento social, a regra é clara: Fique em Casa!

Porém, para aqueles que continuarão em trabalho home office mesmo após esta crise, além das dicas acima, é importante também ver pessoas, fazer reuniões presenciais, comparecer aos Happy Hours e dispor de pelo menos um dia da semana em sua empresa. 

Grupo R&NV